Diocese de Garanhuns

Notícias Diocese  23/06/2017

Nota de esclarecimento da Catedral de Santo António Garanhuns

Tomamos conhecimento, através dos meios de comunicação social, da programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2017. Isso nos casou algumas surpresas. Por isso, cumpre-nos esclarecer que a Paróquia de Santo Antônio — Catedral da Diocese de Garanhuns não foi contactada pela organização do evento. Assim sendo, fazemos saber a toda sociedade que:
 - A abertura do Festival de Inverno de Garanhuns não poderá acontecer na Catedral, pois, no ano passado, nosso templo serviu de palco para protestos e apresentações culturais impróprias ao ambiente sagrado;
- Nossa Catedral, como todas as Catedrais do mundo, estará sempre disponível a receber apresentações somente de concertos de música instrumental clássica;
- Não é a primeira vez que a data do festival e suas atrações são divulgadas sem que haja nenhum contato com a Paróquia de Santo Antônio. Não se deve marcar festa na casa dos outros sem que o dono da casa fique sabendo;
- A ajuda de custo que deveria ter sido oferecida pela FUNDARPE, a fim de pagarmos as horas extras dos funcionários, bem como custear despesas com material de limpeza e energia elétrica, não foi repassada no ano passado. Tivemos muitos custos e nada nos foi ressarcido;
- Alguns degraus do altar e o piso de mármore foram danificados com a locomoção dos pesados instrumentos musicais, especialmente do piano.
Sabemos que a promoção da cultura sempre foi um dos interesses da Igreja. Podemos dizer que a cultura e a Igreja Católica são dois grandes companheiros de viagem e é sempre um prazer ter condições de promovê-la, enriquecendo nossa sociedade garanhuense e seus visitantes com boa música. Estamos abertos para o diálogo, mas não aceitamos que a programação seja pensada de modo unilateral, sem ao menos termos conhecimento da mesma, nem terem sido feitos os trâmites mínimos entre as partes. Reiteramos que, enquanto não houver contato conosco, não há nenhuma programação marcada para a Catedral de Santo Antônio de Garanhuns.

Na esperança que não decepciona,
Pe. Roberto Bezerra da Rocha Júnior
Pároco da Catedral