Diocese de Garanhuns


Notícias Diocese  21/06/2017

PE. FRANCISCO É NOMEADO BISPO DE CAMPO MAIOR - PI

O Santo Padre, o Papa Francisco, nesse dia 21 de junho de 2017, nomeou o Pe. Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR, terceiro bispo da Diocese de Campo Maior – PI.

Pe. Francisco é atualmente o quinto bispo paraibano, somando-se a Dom Antônio Muniz, arcebispo de Maceió; Dom Genival Saraiva, bispo emérito de Palmares; Dom Eraldo da Silva, bispo de Patos; e Dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns. Ele é natural de Esperança – PB.

Ele pertence à Vice-Província da Congregação do Santíssimo Redentor, com sede em Recife. No momento, é pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Garanhuns – PE. Além de exercer inúmeros encargos na Congregação Redentorista, Pe. Francisco foi Vigário Geral da Diocese de Garanhuns e, hoje, é Vigário Episcopal para a Vida Religiosa e Consagrada.

A Diocese de Campo Maior, no Estado do Piauí, foi criada no dia 12 de junho de 1975 e instalada em 1976. É dedicada a Santo Antônio, como padroeiro, e a Nossa Senhora de Fátima, como co-padroeira. Sua área geográfica é de 28.541 Km2, distribuída em 26 municípios e quatro zonais. A população é de 346.823 habitantes, com 90,3% de católicos. As maiores cidades são: Campo Maior (45.180 hab.); Barras (44.850 hab.); Altos (38.822 hab.); e José de Freitas (37.085 hab.). Esses foram os seus bispos diocesanos: Dom Abel Alonso Nuñez (falecido em 2003) e Dom Eduardo Zielski, transferido para a Diocese de São Raimundo Nonato. A sede da diocese dista 81 Km de Teresina.

Nossa Diocese de Garanhuns se alegra imensamente com a nomeação desse irmão ao episcopado. Rogamos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro proteção e amparo para esse filho dileto. Obrigado pelo seu testemunho e presença edificante entre nós de Garanhuns. Deus o abençoe, Pe. Francisco!